Doença de Dupuytren: O que é e como tratar
O que é a Doença Dupuytren?
A doença de Dupuytren é uma alteração sistêmica que acomete a fáscia palmar (uma espécie de rede fibrosa presente no subcutâneo da mão), levando à formação de um cordão fibroso que limita a movimentação do dedo e o uso das mãos.
Algumas pessoas com quadro mais avançado podem apresentar alterações associadas nos pés (doença de Ledderhose) ou no pênis (doença de Peyronie).
Graus de Acometimento
O acometimento pode ser leve sem repercussão na função da mão ou extenso e progressivo podendo causar bastante limitação. Pode acometer um ou mais dedos da mesma mão ou ambas as mãos, normalmente em graus e estágios diferentes.
Nos casos mais avançados o paciente não consegue apoiar a palma da mão na mesa (Table test) ou colocar a mão no bolso.
Não é hereditária, mas possui uma importante relação familiar. É mais comum em homens caucasianos por volta da 5ª a 6ª década de vida, rara em mulheres e negros.
Tratamento
O tratamento deve ser individualizado e específico para cada caso. Vai de observação e acompanhamento à ressecção cirúrgica.
Se você está enfrentando os sintomas da Doença de Dupuytren ou tem preocupações com a saúde de suas mãos, não hesite em buscar ajuda médica especializada. Agende hoje mesmo sua consulta.
© 2024 DR. GABRIEL FARIA. Desenvolvido por GAMB MKT.